Sejam bem-vindos (as)

Sejam bem-vindos (as)
"Confie em si mesmo, você sabe mais do que pensa saber. Você tem de confiar na tênue voz dentro de si, que lhe revela exatamente o que dizer, o que decidir." (Ingrid Bergman)
Estou muito feliz com a sua visita, volte sempre.
Um grande abraço!

domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de Aula - Recursos Tecnológicos

Queridas alunas, vocês irão elaborar um Plano de Aula, conforme solicitado na aula anterior, usando um dos recursos tecnológicos apresentados abaixo para que em outro momento possam fazê-lo na prática para os demais colegas de sala.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS:
álbum seriado
cartazes
câmera digital
celular
computador
data show
desenhos
DVD
filme
flanelógrafo
folder
gráficos
gravador
gravuras
histórias em quadrinhos
ilustrações
jornais
letreiros
livros
mapas
maquete
micro-sistem
microfone
mimeógrafo
mural didático
museus
quadro magnético
quadro de giz
rádio
retro projetor
revistas
slides
televisão
textos
varal didático
videocassete

10 comentários:

  1. Aline Cristina,Jonilce,Vanusa,25 de outubro de 2010 15:54

    Conteúdo:
    Meio de Comunicação e Musicalidade.

    Objetivo:
    Levar informação ao educando utilizando um tipo de meio de comunicação,que no caso será utilizado o microfone,trabalhando assim também a oralidade do aluno.

    Metodologia:
    A aula será desenvolvida em sala expositiva,onde todos vão interagir com a aula,pois será feito um campeonato de Karaokê.

    Recursos:
    Microfone,Dvd,televisão.

    Avaliação: Através da interação e participação de cada aluno.

    ResponderExcluir
  2. Kary, Luciana Leal, Cynthia25 de outubro de 2010 15:59

    Plano de aula

    Tecnologia ou Metodologia

    Disciplina: Tecnologia da educação

    Objetivos:O principal objetivo da aula, é demomstrar que para ser inserido tecnologias de todos os gêneros na escola, é importante que primeiro os profissionais da educação estejam conscientes, preparados e capacitados para trabalhar com esse novo contexto que faz parte do mundo globalizado.

    Metodologia: Para essa aula será apresentada um vídeo, utilizando o recurso didático data-show.

    Justificativa: Essa aula tem o papel de proporcionar uma reflexão sobre metodologia e tecnologia na sala de aula, percebendo que ambas devem estar aliadas, pois o vídeo mostra que a tecnologia sem uma metodologia adequada não há progresso no ensino e aprendizagem.

    Avaliação: A avaliação se dará através de reflexão, discussão, argumentação, compreensão do vídeo, tal como paraticipação da aula.

    Fonte: www.educadigital.wordpress.com/2008/09tecnologiaoumetodolgia
    Acesso: 25/10/2010

    ResponderExcluir
  3. Hecilda,Carmen e Tatiane25 de outubro de 2010 16:13

    Titulo-Mãos em Negativo
    Tema:Arte rupestre na Pré-História
    Público Alvo- Alunos de 1 a 4 série
    Tempo Previsto- 2 aulas
    Introdução- A mão humana representa um dos diferenciais fundamentais em relação aos outros animais.Com a mão escrevemos, assinamos nosso nome.
    Objetivo:Alunos sejam capazes de familiarizar-se com a tecnica de pintura com modes.
    Reconhecer as cores primarias.
    Esperimenta e pesquisar tecnica com giz de cera ou guache.
    Recursos didáticos:
    Pinceis(guachi)
    Papel pardo ou papael fantasia
    Cartolina
    Tesoura
    Lápis e fita crepe
    Organização:Se a escola não tiver uma sala apropriada, atividade podera ser feita no chão ou se juntando algumas carteiras para se formar uma mesa maior.
    Metodologia:Fazer uma breve introdução da Pré-História, mostrar figuras do paleolitico.Em dupla, usando a cartolina, cada aluno faz o molde da mão do colega, com o lápis e recortam as figuras das mãos.
    Bibliografia:www.arte.com.educação.sites.uol.com.br/desplanoaulacont.htm.

    ResponderExcluir
  4. DANIELA DIZERÓ E VILMA VIEIRA25 de outubro de 2010 17:05

    Conteúdo:Musicalidade ,meio de comunicação e interação.

    Objetivo: Fazer com que a criança desenvolva o raciocínio, interage através da comunicação e da música.

    Recursos: DvD e TV.

    Metodologia : Através de comunicação visual, lúdico e som.

    Avaliação: Através da participação do aluno e assiduidade.

    ResponderExcluir
  5. Joana, Maxlaine, Maria Vauliria25 de outubro de 2010 17:50

    Plano de aula Pré

    Tema: Aula prática micro-sistem, canções educativas.

    Conteúdo: Língua portuguesa e matemática

    Objetivo: Ensinar as crianças, de uma forma simples, decorativa, lúdica e divertida, fazendo que o aluno sinta-se atraído pelo ensino sem tornar a aula maçante e cansativa.

    Recursos: Micro-sistem, Cd de áudio, caderno, lápis, quadro negro. Lápis de cor.

    Metodologia: Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), aula lúdica e pratica de forma musical, cantada pelo educando e a docente, sendo também de forma expositiva através de cartazes com as letras e ou números de acordo com o seguimento da canção apresentada na aula.

    Avaliação: Será feita a avaliação através de observação constante do professor regente, para com o aluno. Colocando em primeiro plano a participação diária, caderno, trabalhos, e provas mensais e bimestrais.

    Bibliografia:
    http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/
    http://www.blogbrasil.com.br/musicas-infantis-educativas/

    ResponderExcluir
  6. Sonia ,Luciene e Eliane25 de outubro de 2010 17:53

    Sonia,Luciene e Eliane

    Plano de aula de ciência

    Conteúdo: corpo humano
    Objetivo: levar ao conhecimento do aluno os ossos que fazem parte do corpo humano ,trabalhando a coordenação motora , raciocínio e aprendendo a usufruir dos recursos tecnológicos.
    Recursos: sala de tecnologia
    Metodologia: levar os alunos a sala de tecnologia para que possam
    montar e conhecer o esqueleto humano. Colocando todos os ossos nos seus devidos lugares!
    Avaliação: observar o desenvolvimento dentro da sala de aula e a interação e participação dos alunos.
    Bibliografia: internet: www.atividadeseducativas.com.br

    ResponderExcluir
  7. plano de aula
    conteúdo história em quadrinhos
    objetivo apresentar as crianças a importância da leitura
    recursos papel lapís borracha
    metodologia aulas prática e contar hisatórias para as crianças
    avaliação observação do professor com o aluno participação diaria, caderno, provas etc.

    ResponderExcluir
  8. Rosimeire , Vima e Cida.25 de outubro de 2010 17:58

    Plano de aula
    Conteúdo :
    Que bicho é esse ?A,E,I,O,U.
    Objetivo : Ensinar todas vogais de uma forma lúdica e divertida .
    Recursos :
    TV e DVD.
    Metodologias :
    Através de DVD e explicação , interação com a música , imagens e diálogo .
    Avaliação :
    Observar a realização das atividades dadas e também por meio de dálogo informal .
    Bibliografia :
    DVD : sob encomenda da ULTRA COMUNICAÇÃO.
    Rua : Alexandre Dumas , 995 -Chácara Santo Antonio .
    Fabricado por Microservice Tecnologia Digital da Amazônia Ltda .
    www.ucomunicação.com.br
    ucomunicação@ucomunicação.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rosângela, Geane, Ivanice25 de outubro de 2010 17:59

    Planejamento

    4º Ano
    Conteúdo:
    História Infantil- O Patinho Feio


    Objetivo:
    Explicar sobre as diferenças, de cor, sexo, nacionalidade, etc.
    Trabalhar a releitura da história


    Recursos:
    Data show


    Metodologia:
    A aula será apresentada em data show. Os alunos farão uma roda de conversa, para discutir o tema
    diferenças.


    Avaliação:
    O aluno será avaliado pelo participação na roda de conversa e pela releitura do história.


    Bibliografia:
    www.malhatlantica.pt/aeiou/patinho_feio_2htm.

    ResponderExcluir
  10. ROSEMEIRE ALVES E FATIMA BRADÃO25 de outubro de 2010 18:00

    PLANEJAMENTO PARA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA:

    DICIPLINA-GEOGRAFIA.
    CONTEUDO- MEIO AMBIENTE
    TEMA- A AÇAO DO HOMEM QUE PREJUDICA A NATUREZA E SUAS CONSEQUENCIAS GERAL EM NOSSO PLANETA.
    RECURSOS- FILMADOURA
    CONHECIMENTO PRÉVIO-COMPREENDER QUE MUITAS AÇOES DO HOMEM NA NATUREZA GERAM CONSEQUENCIA AO MEIO AMBIENTE E AO SER HUMANO.
    ATIVIDA MOTIVACIONAL- LEVAR AO ALUNO AO CONHECIMENTO QUANTO AS AÇOES DO HOMEM PODEM PREJUDICAR A NATUREZA E QUAIS AS MEDIDAS PODEMOS TOMAR PARA AMINIZAR OS PROBLEMAS EXISTENTE.
    METODOLOGIA- CONVERSAR COM OS ALUNOS AS MEDIDAS QUE PODEMOS TOMAR PARA AMENIZAR O IMPACTO AO MEIO AMBIENTE.EXEMPLO: REDUÇAO DE LIXO,SEPARAÇAO DE LIXO,MENOS CARRO NA RUA, FISCALIZAÇAO INTENSA DE FABRICA, ENTRE OUTRA MEDIDAS.
    AVALIAÇAO-USAR A FILMADOURA PARA O CONHECIMENTO, DO ALUNO,A CORIOSIDADE, A PARTICIPAÇAO, O DESENVOLVIMENTO,A CONSENTIZAÇAO.

    BIBIOGRAFIA. www.editorapositivo.com.br

    ResponderExcluir