Sejam bem-vindos (as)

Sejam bem-vindos (as)
"Confie em si mesmo, você sabe mais do que pensa saber. Você tem de confiar na tênue voz dentro de si, que lhe revela exatamente o que dizer, o que decidir." (Ingrid Bergman)
Estou muito feliz com a sua visita, volte sempre.
Um grande abraço!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tecnologias da Educação - atividade 1

HISTÓRIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONALTecnologia Educacional é uma disciplina pedagógica muito nova. Por esta razão, não é fácil defini-la. Os especialistas a entendem como aplicação das modernas ciências do conhecimento. Mas, os leigos, e mesmo os profissionais de educação e treinamento, a vêem como a arte de usar recursos mecânicos e eletrônicos. Por outro lado, a disciplina em estudo ganhou importância, sobretudo na área de treinamento, como abordagem sistemática de instrução (em inglês, Instructional System Design – ISD). Estas três possibilidades definem, em conjunto, o que é Tecnologia Educacional atualmente.Educação e treinamento, como regra geral, são atividades baseadas na linguagem, sobretudo a linguagem oral. A linguagem escrita desempenha um papel importante no processo, mas não substitui até hoje a oralidade. Assim os meios audiovisuais ainda são vistos como recursos auxiliares de ensino.O uso de meios audiovisuais foi proposto por Comenius (em torno de 1600). Este autor ressaltava a importância das ilustrações na aprendizagem e escreveu o primeiro livro didático ilustrado (Orbis Sensualium Pictus) em 1650.As idéias de Comenius não tiveram resultado imediato na educação e, por outro lado, a produção de audiovisuais em massa teve que esperar as invenções do século XIX: fotografia, telefone, rádio, telégrafo, disco, cinema, papel fotográfico e imprensa rotativa. Assim, o movimento dos audiovisuais surge apenas neste século, por volta de 1905, ano em que são criados os primeiros “museus pedagógicos” nos Estados Unidos. Tais museus funcionavam como centros de recursos visuais, tais como mapas, ilustrações, slides e filmes. O movimento de audiovisuais cresce cada vez mais e tem sua grande expansão durante a II Grande Guerra. Nesta época, ele sai da escola e passa a ser uma atividade típica de treinamento, sobretudo de treinamento militar. O governo americano investe milhões de dólares em materiais audiovisuais para formar soldados e para treinar uma mão-de-obra, quase toda ela feminina, que iria substituir os trabalhadores convocados pelo exército.Depois da Guerra, por volta dos anos 50, o meio audiovisual que encantou os educadores foi a televisão. Acreditou-se que esta última poderia substituir a escola. O governo americano e fundações privadas investiram pesado na televisão educativa, entendida como aulas filmadas que poderiam chegar a toda parte. Este modelo foi um grande fracasso e hoje praticamente não existem televisões educativas nos EUA. Existem televisões públicas que transmitem programas culturais e fazem um jornalismo analítico. Este último modelo influenciou muito a TV Cultura de São Paulo.Atualmente o audiovisual em evidência é o computador. O uso de computadores em educação começou nos anos 60. Naquela época apenas as grandes universidades americanas podiam usar o novo meio, pois os programas educacionais dependiam de redes acopladas a computadores de grande porte. Nos anos 70, com o surgimento dos computadores pessoais, a “informática educativa” passa a ser mais acessível. Nos últimos 20 anos houve um crescimento muito grande de softwares educacionais e de CBT (Computer Based Training: Treinamento Assistido por Computador).Hoje a grande novidade em termos de audiovisuais em educação e treinamento é a possibilidade de integrar todos os meios em grandes redes eletrônicas ( a INTERNET, por exemplo). Nestas grandes redes, texto, imagens, fotos, cinema, televisão e som podem ser integrados por meio do computador em comunicações interativas.Até hoje os meios audiovisuais prometeram muito e, com o tempo, fracassaram. Educação e Treinamento continuam a ser atividades baseada na linguagem oral e escrita. Cabe, portanto, perguntar por que tanta “tecnologia” ainda não deu certo…

- De acordo com a leitura do texto, dê a sua definição de Tecnologia da Educação.

6 comentários:

  1. Fagner e Ive Carla
    No decorrer das tecnologias de educação podemos citar que dentro dela foram transmitidas métodos de facilidade em tecnologia para o ser humano, mas que suas estratégias de aprendizagem puderam satisfazer a humanidade com o seu devido objetivo, pois a educação é teoricamente maneiras de serem usadas, conhecidas e praticadas socialmente. A visão crítica desse método é avaliar o cotidiano e sua alto avaliação, é saber que ensinar é sem barreiras, e desta forma definir o tradicional e o moderno, avaliando as diferenças e o adquirir para seu dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. luzia
    A tecnologia educacional no mundo em que estamos vivendo esta se usando muito.Muitos professores utilizam a tecnologia para mostrar novos conhecimentos e como os alunos estão se interagindo com a tecnologia eles estão utilizando este meio para que o aluno possa aprender mais.Ao invés de tirarem a tecnologia deles porque não usar a favor deles.O professor ele deve buscar com que o aluno aprenda através das suas aulas e que suas aulas seja bastante criativa e interessantes para muitos alunos o uso da tecnologia já virou um vicio e para outros virou um uso de trabalho.A tecnologia ta evoluindo rapidamente e para muitos ta virando um perigo e onde os pais se preocupam muito com seus filhos, onde eles não sabem o que eles estão fazendo e com quem conversam. O crescimento tecnológico trouxe junto com ele novos artifícios e métodos tecnológicos utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos métodos educacionais utilizados hoje em dia.A utilização da internet, tablets e jogos para facilitar a assimilação dos alunos sobre determinado tipo de assunto ou a criação de sistemas computacionais para a análise do desenvolvimento de uma sala de aula em relação a seu nível de aprendizagem, são alguns exemplos do uso dessas novas tecnologias na educação.

    ResponderExcluir
  3. Aline e Sulenir
    A tecnologia da Educação é uma disciplina nova é avaliada como sendo uma grande linguagem à tecnologia audiovisual é muito importante e auxilia no ensino aprendizagem e hoje em dia com tantos recursos que a tecnologia oferece se torna um grande aliado na educação no entanto ainda não esta 100% pois existem profissionais que não estão capacitados para encarrar esta nova realidade e outros que já estão tão acomodados que não querem aceitar esta oportunidade de melhorar seu trabalho oportunizando novas atividades, avaliações no entanto o audiovisual e jamais substituirá a oralidade e escrita que fundamental na formação do individuo.

    ResponderExcluir
  4. Raquel e Angela :Existem diversas Tecnologias que auxiliam na disseminação dos conteúdos educacionais, mas como em toda aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é indispensável, entende-se que a tecnologia facilita à maneira de educar, mas não extingue o educador. Abaixo apresento quatro destaques no assunto: Softwares Educacionais, Jogos Educativos, Dispositivos de Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com Conteúdo Educacional.

    ResponderExcluir
  5. Marislei e Tania. muitas vezes o professor tem medo de novos avanços, porque este professor não foi preparado e inserido para trabalhar com essa ferramenta tecnologia. Esse professor tem que se preparar para fazer uso dessa tecnologia dentro da sala de aula porque hoje torna indispensável para aquisição e ampliação de novos conhecimento.

    ResponderExcluir

  6. é uma disciplina nova e fácil de definir ,muitas instituições já adotaram este ótimo recurso mais conhecido é o software, é uma aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso a informação.

    ResponderExcluir